sexta-feira, 16 de maio de 2014

Quando eu tinha


O espetáculo Quando eu tinha é o primeiro trabalho do Duo em Contato. Resultado do Estágio de Atuação II de Marcia Berselli, sendo apresentado como trabalho final do Curso de Teatro – Bacharelado com ênfase em Atuação Teatral, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e orientado pela Profª. Ms. Laura Backes. O trabalho busca pesquisar questões acerca da composição em tempo real utilizando como base o Contato Improvisação[1]. O espetáculo é parte da pesquisa sobre o Contato Improvisação na prática do ator, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Duo em Contato desde o ano de 2010. Esta também é a temática da pesquisa desenvolvida pela integrante do grupo, Marcia Berselli, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federa do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). O espetáculo já foi apresentado na Sala 01 e Sala Alziro Azevedo – Projeto Teatro Pesquisa e Extensão (TPE) – do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAD/UFRGS), no Hall e no Teatro Bruno Kiefer na Casa de Cultura Mario Quintana (Porto Alegre/RS), na Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEU/UFRGS), na Sala Álvaro Moreyra – Projeto Teatro Aberto (Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Erechim)[2].


[1] O Contato Improvisação é uma forma de dança criada pelo bailarino e performer norte americano Steve Paxton na década de 1970. Envolve a interação entre os corpos e a improvisação, além de elementos técnicos como rolamentos, carregadas e tomadas de decisão em conjunto. Não havendo hierarquia, todos podem participar.
[2] De acordo com a proposta do espetáculo, os diferentes locais de apresentação contribuem para a criação da proposta de composição em tempo real, assim o grupo utiliza o espaço como mais um elemento de criação, diretamente relacionado a esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário